quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

A Arte de Perder


É difícil encontrarmos alguém que consiga aceitar a perda, se desprender é uma arte, aceitar que é preciso virar uma página pode ser muito difícil. Cancerianos como eu, se apegam a tudo com suas patinhas sentimentais sofrem por perder a tampa da caneta BIc. Mas aprender a perder é uma lição importante a se aprender nesta vida, perder coisas, perder pessoas, perder momentos...

Certo fim de tarde de uma segunda feira qualquer, assisti no DVD ao filme "Em seu lugar". É ótimo assistir a um filme despretenciosamente e de repente perceber que ele é muito bom. E foi o caso deste, a história dá um post a parte aqui, e em um dado momento do filme um poema de Elizabeth Bishop e citado, um poema sobre a arte de perder. Uma pessoa muito querida, mas que fez uma besteira imensa e me perdeu como possível futura namorada, certa vez havia me apresentado a este poema e, até por todos os sentimentos envolvidos naquela questão, me senti simplesmente tocado por aquelas palavras. Acho que poesia é isto, é se sentir tocada, compreendida, transcrita... Ai vai o poema (traduzido para o português):

A arte de perder não tarda aprender;
tantas coisas parecem feitas com o moldeda perda que o perdê-las não traz desastre.
Perca algo a cada dia.
Aceita o susto de perder chaves, e a hora passada embalde.
A arte de perder não tarda aprender.
Pratica perder mais rápido mil coisas mais:lugares, nomes, onde pensaste de férias ir.
Nenhuma perda trará desastre.
Perdi o relógio de minha mãe.
A última,ou a penúltima, de minhas casas queridas foi-se.
Não tarda aprender, a arte de perder.
Perdi duas cidades, eram deliciosas.
E,pior, alguns reinos que tive, dois rios, umcontinente.
Sinto sua falta, nenhum desastre.
- Mesmo perder-te a ti (a voz que ria, um enteamado), mentir não posso.
É evidente:a arte de perder muito não tarda aprender,embora a perda - escreva tudo! - lembre desastre.



* Roberta

Um comentário:

  1. É saber encarar os "nãos" da vida... Falo sobre isso no meu profile do orkut. Muito bom texto.

    ResponderExcluir